terça-feira, 22 de abril de 2014

Governo de ação e resultados! Prefeita Ducilene Belezinha participa do encerramento do curso de piscicultura no povoado Nova Belém

SHARE
Mais uma turma formada na área de piscicultura. Esta é a terceira em menos de um ano, só no governo de Ducilene Belezinha. Desta vez, as 15 alunas são da região do povoado Nova Belém. O local já é conhecido pela criação de peixes em cativeiro, mas de maneira artesanal e sem os devidos cuidados que o sistema exige.
O curso foi uma parceria entre Prefeitura de Chapadinha, por meio da secretaria de assistência social, e SENAR/ Pronatec. Durante as aulas as alunas aprenderam técnicas de manejo dos peixes, alimentação correta, tamanho dos tanques e quantidade ideal de alevinos, que deve ser colocada em cada tanque. Informações que as piscicultoras não faziam ideia de quanto eram importantes.

“ Tenho um tanque há um ano e comecei no ramo porque percebi que dava resultado. Mas descobri que estava fazendo tudo errado, fora do padrão correto. Vamos usar o conhecimento adquirido e a prática ensinada para melhorarmos nossa venda. Foi muito a prefeita ter vindo aqui acompanhar nosso trabalho e isso nos dá a certeza de que temos o apoio dela”, disse a aluna Leudimice Nunes dos Reis.

A piscicultora Hilda dos Santos há quatro anos trabalha com a criação de peixes. Ela tem cinco tanques, mas depois de participar do curso descobriu que até a maneira utilizada para alimentar os peixes estava errada. 

“ Aprendemos que a quantidade de peixe no tanque estava errada. Vimos que na maneira correta os peixes chegam ao tamanho ideal com 20 dias, já os nossos com dois meses não chegavam nem perto. Agora tudo vai mudar. Meu sonho é crescer e com essa oportunidade vou me dedicar ainda mais ao meu negócio”, disse dona Hilda dos Santos Bezerra.

Oferecendo oportunidades de capacitação aos pequenos produtores é a maneira de desenvolver um município que possui uma área rural tão extensa, que em certos pontos há mais de 30 anos que nem sequer uma máquina, para melhorar a estrada, passava pelo local.
Hoje, o município conta com uma administração comprometida com o povo. Além dos cursos profissionalizantes, que estão mudando o modo de produção da região, a prefeita Ducilene Belezinha, que participou do encerramento das aulas, juntamente, com os secretários Aluísio Santos e Francisco Paiva, já adiantou que a estrada, que dá acesso ao povoado Nova Belém e circunvizinhos será melhorada, assim que as chuvas cessarem.

“ É uma satisfação a gente ter trazido esse curso pra cá. Agora nosso compromisso é melhorar as estradas da região e perfurar mais tanques. O empenho dessa turma nos incentiva a trabalhar ainda mais”, disse a prefeita Ducilene Belezinha.

Trabalhar por melhores condições de vida do homem e mulher do campo é um dos objetivos da atual administração, que tem buscado parcerias com outras instituições e também, por meio de seu secretariado, que juntos somam forças para levar o desenvolvimento e o progresso para todas as regiões do município. 

“ Essa foi uma das melhores turmas. Todas as alunas bem interessadas. A região já produz peixe e esperamos que o trabalho dos produtores melhore depois da realização do curso. Vamos buscar mais cursos, como o horticultura, pra cá, porque esse é o nosso papel”, disse o secretário de assistência social, Francisco Paiva.

“ O desenvolvimento de qualquer município se dá através da educação e qualificação. E com esse objetivo o trabalho da prefeita Belezinha está pautado na libertação de acesso e produção. A partir de junho vamos trabalhar nas estradas dessa região.
Queremos parabenizar a comunidade de Nova Belém pela aceitação do curso e do bom aproveitamento dos ensinamentos”, disse o secretário de infraestrutura, Aluízio Santos.

A comunidade do povoado Nova Belém reconhece o empenho da prefeita Ducilene Belezinha e de sua equipe e agradece o olhar atento aos problemas e necessidades da localidade.

“ Eu parabenizo a prefeita Belezinha, a secretaria de assistência social e o SENAR pela iniciativa de trazer esse curso tão importante para nossa região. Nós já criávamos peixes, numa maneira bem diferente da que é praticada hoje. Eu pensei que criar peixe era só botar na água e jogar ração. Esse curso veio nos ajudar a melhorar nossa produção com toda certeza”, finalizou o presidente da associação dos moradores de Nova Belém, Francisco Nunes Bezerra.

ASCOM/PMC
SHARE

Author: verified_user

0 comentários:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog