quarta-feira, 4 de junho de 2014

5ª Semana Municipal do Meio Ambiente: Doenças causadas por contaminação da água foram temas de palestra ministrada nesta terça-feira ( 03 ), na Semana Municipal do Meio Ambiente

SHARE
Chamar a atenção do público jovem para os riscos de doenças causadas por contaminação da água. Esse é o objetivo da palestra, ministrada pelo técnico da secretaria de saúde Abnadabes Monteles, realizada no auditório da UFMA.
O evento faz parte da programação da 5ª semana municipal do meio ambiente, que está sendo realizada pela prefeitura de Chapadinha em parceria com a universidade federal.
Alunos das escolas Tancredo Neves, Oliveira Roma e Nossa Senhora das Dores assistiram a explicação dos vários tipos de doenças que podem ser provocadas pelo descuido da água que é consumida.

Complicações intestinais, como a diarreia, principalmente em crianças, Hepatite A, Malária e até a leptospirose, se não diagnosticadas e tratadas a tempo podem levar à morte.
Além da explanação quanto aos tipos de doenças a palestra também tratou dos cuidados que se deve ter com o manejo das águas superficiais, pois é a poluição destas a maior causadora desses problemas de saúde. De acordo com técnico a falta de informação ainda é um dos fatores que contribuem com a proliferação de doenças na região.

“ Muitas das vezes a água chega em nossa casa e é lá que acontece a contaminação pela maneira incorreta de consumi-las. Há também a possibilidade de o produto já vir contaminado pelas torneiras, por causa da poluição nos lençóis freáticos, ou até nos galões, que costumamos comprar. O que falta é informação para se saber como proceder no tratamento em nossas residências e também na identificação das doenças”, disse o técnico, Abnadabes Monteles. 

E o ciclo de palestras e minicursos continuam. Amanhã, dia 04 , acontece, durante toda a manhã, o minicurso Avaliação de Impacto Ambiental, que será ministrado pelo engenheiro agrônomo Alexandro Cardoso. E à tarde, à partir das 14:00h palestras sobre “Educação Ambiental”, “Água e Dengue” e “Impactos e perspectivas para o cenário dos recursos hídricos do Baixo Parnaíba”.
ASCOM/PMC
SHARE

Author: verified_user

0 comentários:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog